Páginas

10/05/2019

Mapa Colaborativo Cicloviário da RMB - Coletivo ParáCiclo

Mapas NAGEO Cartografia
🌎  💻  🗺
SERVIÇOS CARTOGRÁFICOS DIGITAIS
📌 Assessoria em Geoprocessamento Aplicado
📌 Mapas para compor relatórios em geral (acadêmico ou empresarial)
📌 Aula Particular ou em Grupo de Sistema de Informações Geográficas - SIG
Rede Sociais: Instagram: @mapasnageo   Facebook: MapasNageoCartografia
CONTATO DIRETO VIA WHATSAPP, só clicar no link  
Solicite já o seu orçamento !!
Atendimento para todo o Brasil.
Belém - Pa
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá visitantes, bem vindos e bem vindas!!


Faz tempo que não posto aqui no blog, mas foi por um bom motivo. Imagine você andando com a sua bicicleta, aí do nada "pah", pneu fura !! Acontece. Mas onde fazer a manutenção ? Aonde está localizado a oficina de bicicleta mais próximo de mim ? Onde ? Onde ?

A NAGEO Cartografia coordenou junto ao Coletivo ParáCiclo desde o início do ano de 2019 até no mês de abril, o levantamento de diversos pontos de Lojas/Oficinas, borracharias e estabelecimentos que disponibilizam paraciclos/bicicletários.

Foram feitas pesquisas de campo, pesquisas online e espacialização das coordenadas geográficas de diversos pontos nos bairros de Belém e Ananindeua.


MAPA ONLINE


O objetivo desse projeto foi realizar a atualização do antigo Mapa Cicloviário R.M de Belém, promovido pelo Coletivo ParáCiclo, num Mapa Colaborativo online. Foi proposto também que o usuário, no caso o ciclistas, pudesse acessar o mapa no celular ou no computador, interagindo e obtendo a localização e informações do estabelecimento de seu interesse.

Para acessa do seu smartphone, basta ter o Google Maps ou My Maps instalado no seu aparelho e clicar no link abaixo.


MAPA COLABORATIVO CICLOVIÁRIO DE BELÉM
Mapa Colaborativo Cicloviário de Belém

O usuário tem a opção de acessar o Mapa Cicloviário da RMB desmarcando ou marcado as opções da legenda do mapa permitindo que ele visualize as ciclofaixas, ciclovias e calçadas compartilhadas.
mapa_novo_cicloviario_NAGEO_CARTOGRAFIA
Mapa Cicloviário da RMB

mapa_novo_cicloviario_NAGEO_CARTOGRAFIA_2
Consultando informações do Mapa Cicloviário

mapa_novo_cicloviario_NAGEO_CARTOGRAFIA_3
Interagindo com o Mapa Cicloviário

Além disso, foi montado um banco de dados espaciais para realização de consultas espaciais e futuras atualizações de novos estabelecimentos, tão como insumos para trabalhos acadêmicos e empresariais, e também, para geomarketing e mapeamento de mercado.

Foram categorizados, até o momento, 6 tipos de estabelecimentos: Lojas, Lojas/Oficinas, Oficinas, Borracharias, Paraciclos/Bicicletários e Indoor Ciclyng Studio (novo em Belém). 

Sobre os dados pesquisados, foi montado um formulário para saber o nome do estabelecimento, endereço, nome do proprietário, contato, redes sociais e outros dados obtidos pelos responsáveis dos pontos visitadosTivemos ajuda de 8 pesquisadores do Coletivo ParáCiclo utilizando um mapa impresso e online para orientar na coleta dos dados.

FORMULÁRIO_NAGEO_CARTOGRAFIA
Formulário de coleta de dados

MAPAS_NAGEO_CARTOGRAFIA_E
Mapa da área de interesse - E

MAPAS_NAGEO_CARTOGRAFIA_H
Mapa da área de interesse - H

Os dados coletados foram tabulados, passaram por um processo de padronização e geoprocessados no software QGIS, um SIG (Sistema de Informações Geográficas). Para obter as coordenadas espaciais de cada ponto, foi utilizado o Google Maps e o Google Earth com base nos endereços dos pontos visitados e anexado aos dados levantados. 

O uso do geoprocessamento foi fundamental para realizar o procedimento de espacialização de cada estabelecimento, tão como auxiliou na estratégia de manejar cada pesquisador nas área de interesse a ser levantada e mapeada.

Um projeto importante, apresentando uma cartografia digital utilitária, que poderá apoiar e pressionar o poder público (prefeitura e vereadores) nas tomadas de decisões, ações, promovendo à mobilidade e a ciclomobilidade urbana da Região Metropolitana Belém. Tão como, apresentando dados espaciais aos ciclistas que queiram saber onde está localizado um determinado estabelecimento.

Tivemos apoio financeiro Fundo Socioambiental Casa, apoio de pesquisadores do Bike Anjo Belém, e na divulgação do Belém Trânsito.



ATENÇÃO:
Embora o mapa seja aberto, já que é utilizados os serviços do Google Maps, todos os dados espacias contidos no Mapa Colaborativo 2019 - Coletivo ParáCiclo são de propriedade do Coletivo ParáCiclo, então caso queira usá-los em trabalhos acadêmicos ou para fins de marketing geográfico ou para outro fim, que seja citado e dados os devidos créditos. Caso contrário, o uso indevido poderá ser alvo de processo judicial.


EI, VOCÊ PODE CONTRIBUIR TAMBÉM!!
Você quer ajudar atualizar novos estabelecimentos, você é dono de uma loja ou oficina e quer inserir no Mapa Colaborativo ??
Existem várias formas de contribuir:


• Envie um KML ou KMZ (o que é isso?), as coordenadas (latitude e longitude), ou simplesmente o link para a posição no Google Maps ou OpenStreetMap, ou ainda;
• Enviando endereço completo do local com fotos. Para lojas e oficinas, nome do estabelecimento, nome do proprietário, redes sociais e uma descrição dos serviços que é prestado. Aah ! o telefone também.

Sobre os paraciclos/bicicletários envie, além do endereço, duas fotos, sendo uma bem próxima para identificarmos o modelo e número de vagas e outra mais mais distante, dando pra ver sua posição em relação a outros objetos.

Todos os dados enviados serão checados antes de serem publicados. Quanto mais detalhada for a informação enviada mais rápida será sua inserção no mapa.

Entre em contato:  Contato(91) 98874 - 7345 

Eaí gostou ??

Além de mapas acadêmicos é possível também elaborar mapas online, banco de dados espaciais para Gestão Empresarial e Comercial, ONG's, Entidades Públicas e Privadas, Associações etc. Mapas para publicações em sites, blogs e redes sociais. 🌐 📲

Caso você queira uma mapa temático ou mapa online para sua empresa, pode entrar contato, será um prazer elaborar um projeto para sua necessidade.

#mapacolaborativo 
#coletivoparaciclo 
#mapacicloviariodebelem 
#lojaseoficinasdebiciletasembelem
#ciclomobilidadebelem
#mapasdebelem

tag:
Coletivo ParáCiclo, Mapa Cicloviário de RMB, Mapa Colaborativo de Belém, Bicicletas em Belém, Lojas e Oficinas de Bicicleta em Belém, Mapas NAGEO Cartografia, Mapas Temáticos Belém, Serviços de Geoprocessamento e Cartográfico em Belém e Ananindeua, 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mapas NAGEO Cartografia
🌎  💻  🗺
SERVIÇOS CARTOGRÁFICOS DIGITAIS
ASSESSORIA EM GEOPROCESSAMENTO APLICADO
MAPAS ACADÊMICOS E EMPRESARIAIS
AULA PARTICULAR OU EM GRUPO DE SIG

 FALE COMIGO DIRETAMENTE VIA WHATSAPP 📲
⬇⬇⬇ CLICK NO LINK ABAIXO ⬇⬇⬇
 👉Contato(91) 98874 - 7345 👈
Falar com Rafael Nagem
Atendimento para todo Brasil.
Belém - (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário