Páginas

28 de fevereiro de 2018

Mapa do Turismo Brasileiro

Mapas NAGEO Cartografia
🌎  💻  🗺
SERVIÇOS CARTOGRÁFICOS DIGITAIS
📌 Assessoria em Geoprocessamento Aplicado
📌 Mapas para compor relatórios em geral (acadêmico ou empresarial)
📌 Aula Particular ou em Grupo de Sistema de Informações Geográficas - SIG
Rede Sociais: Instagram: @mapasnageo   Facebook: MapasNageoCartografia
CONTATO DIRETO VIA WHATSAPP, só clicar no link  
Solicite já o seu orçamento !!
Atendimento para todo o Brasil.
Belém - Pa
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Olá visitante!

Uma aplicação interessante no uso de mapas foi pelo MTur – Ministério do Turismo através de uma categorização dos municípios brasileiros.

Eles foram classificados de acordo com as suas características regionais: identidade histórica, costumes, econômicas, geográficas e infraestruturas etc.

O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento utilizado pelo MTur – Ministério do Turismo para auxiliar no Programa de Regionalização do Turismo. Funciona como uma forma integradora, ou seja, mesmo que o um determinado município não seja propenso ao turismo, por diversos fatores (estruturais, econômicos, naturais etc.), ele pode se beneficiar dando subsídios através de mão-de-obras ou serviços que possam apoiar a demanda de turistas que transitou por ele. Assim, a regionalização do turismo possibilita proventos não só para o município que recebe uma demanda de visitantes expressivas, mas também a região turística do entorno.

NAGEO Cartografia confeccionou uma série de mapas temáticos de todos os estados brasileiros com base nos dados do MTur. Os dados são da versão 2017, contando com 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas e categorizadas em A, B, C, D e E.

Atualmente, são 57 municípios na categoria A, representando aqueles municípios que possuem maior fluxo, maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Tem 179 municípios na categoria B; 539 municípios na categoria C; 1.961 municípios na categoria D e 549 municípios na categoria E. Esse último, representa os municípios que não possuem, de forma expressiva, fluxo turismo, sem empregos e estabelecimentos de hospedagem que atenda a demanda turística.

Na Tabela 1, apresenta melhor melhor entendimento a respeito desses dados.


Tabela 1: Caracterização das Categorias a partir das Variáveis.
Fonte: Ministério do Turismo - MTur (2018)
Na Figura 1, apresenta o Mapa do Turismo Brasileiro 2017 - 2019.

Mapa do Turismos Brasileiro NAGEO Cartografia (2018).
Figura 1: Mapa do Turismo Brasileiro 2017 - 2019.
Autor: NAGEO Cartografia (2018).

A categorização dos municípios foi definida a partir da PORTARIA Nº 144, DE 27 DE AGOSTO DE 2015 onde foi aplicada a metodologia de análise de clustes (agrupamento) com base nas variáveis relacionando número de estabelecimento (hospedagem), número de empregos formais e estimativas de turistas. Ela serve para melhor distribuição de recurvos públicos, direcionar políticas de acordo com cada categoria de municípios, além de ser subsídio na tomada de decisão sobre a atuação dos municípios apoiando no crescimento do turismo regional. A portaria também defende a constante atualização do Mapa de Turismo Brasileiro como suporte de monitoramento espacial e temporal para acompanhar o crescimento dos municípios em relação ao turismo.


➢  Precisando de uma Mapa Temático exclusivo para o seu estudo (TCC, Monografia, Dissertação, Especialização etc??)

➢  Não tem aquele shapefile daquele bairro que tanto procura ?? Confira os que estão disponíveis à venda na NAGEO Cartografia

Desde 2004, o mapa é atualizado a cada dois em dois anos, e sua última versão, de 2017, conta com 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas.


A Figura 2 demostra os municípios categorizados na Região Norte. Percebe-se que os municípios de categoria "A" estão localizados nas suas capitais estaduais.

Mapa do Turismo Brasileiro - Reião Norte NAGEO Cartografia (2018).
Figura 2: Mapa do Turismo Brasileiro - Região Norte.
Autor: NAGEO Cartografia (2018).

Na Região Nordeste, conforme a Figura 3, observa-se que a categoria do tipo "A", em alguns estados, já não se localizam apenas nas capitais. Por exemplo, no Ceará (CE), além da capital Fortaleza, o município de Jijoca de Jericoacoara é categorizado do tipo "A". Assim como no estado do Rio Grande do Norte (RN), além de Natal, tem-se o município de Tibau do Sul. Em Pernambuco (PE), além de Recife, o município de Ipojuca está na categoria máxima. O estado que tem mais categoria do tipo "A" na Região Nordeste é o estado da Bahia (BA) com 4 municípios: Salvador, Mata do São João, Cairu e Porto Seguro.

Mapa do Turismo Brasileiro - Reião Nordeste NAGEO Cartografia (2018).
Figura 3: Mapa do Turismo Brasileiro - Região Nordeste.
Autor: NAGEO Cartografia (2018).

No Centro-Oeste, o estado de Goiás (GO) possui 3 municípios do tipo "A" onde se destacam: Goiânia, Pirenópolis e Caldas Novas. O Distrito Federal (DF), por ser a capital do Brasil, naturalmente, é categorizado como tipo "A", de acordo com a Figura 4.

Mapa do Turismo Brasileiro - Reião Centro - Oeste NAGEO Cartografia (2018).
Figura 4: Mapa do Turismo Brasileiro - Região Centro - Oeste.
Autor: NAGEO Cartografia (2018).

No Sudeste, tem-se a maior concentração de municípios da categoria "A" do país. Em destaque o estado de São Paulo (SP) contendo 10 municípios: São Paulo (capital), Ribeirão Preto, Campinas, Campos de Jordão, Aparecida, Ubatuba, Guarujá, São Sebastião, Ilhabela e Santos. No estado do Rio de Janeiro (RJ) contém 8 municípios categorizado como "A": Rio de Janeiro (capital), Angra dos Reis, Paraty, Itatiaia, Petrópolis, Cabo Frio, Armação de Búzios e Macaé. Em Minas Gerais totaliza, até então, 3 municípios do tipo "A": Belo Horizonte (BH), Tiradentes e Camanducaia.

Mapa do Turismo Brasileiro - Reião Sudeste NAGEO Cartografia (2018).
Figura 5: Mapa do Turismo Brasileiro - Região Sudeste.
Autor: NAGEO Cartografia (2018).

E por fim, não menos importante, na Região Sul, o estado de Santa Catarina (SC) é o que tem mais da categoria "A" da região totalizando 3 municípios: Florianópolis, Balneário de Camboriú e Bombinhas. Apenas os municípios de Curitiba e Foz do Iguaçu , do estado do Paraná (PR), e, os municípios de Porto Alegre e Caxias do Sul, do estado do Rio Grande do Sul (RS), são do categorizados do tipo "A".

Mapa do Turismo Brasileiro - Reião Sul NAGEO Cartografia (2018).
Figura 6: Mapa do Turismo Brasileiro - Região Sul.
Autor: NAGEO Cartografia (2018).

O Mapa do Turismo Brasileiro é mais um instrumento utilizado pelo poder público onde foi categorizado mais 3 mil municípios de acordo com as suas características locais e regionais. A importância de regionalizar o turismo visa em proporcionar não só o desenvolvimento regional como agregar outros municípios menos privilegiados com poucas demandas turísticas. Você pode acessar o Mapa do Turismos Brasileiro caso queira visualizar algum município de interesse que não foi possível ver nos mapas apresentados (por questão de escala).



Fonte:

E aí, gostou dos Mapas Temáticos ?? São mapas interessantes para graduandos no Curso Superior de Turismo, Administração, História, Antropologia ou área afins.
Caso esteja interessado em mapas temáticos para sua pesquisa, peça um orçamento sem compromisso.



 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mapas NAGEO Cartografia
🌎  💻  🗺
SERVIÇOS CARTOGRÁFICOS DIGITAIS
ASSESSORIA EM GEOPROCESSAMENTO APLICADO
MAPAS ACADÊMICOS E EMPRESARIAIS
AULA PARTICULAR OU EM GRUPO DE SIG

 FALE COMIGO DIRETAMENTE VIA WHATSAPP 📲
⬇⬇⬇ CLICK NO LINK ABAIXO ⬇⬇⬇
 👉Contato(91) 98874 - 7345 👈
Falar com Rafael Nagem
Atendimento para todo Brasil.
Belém - (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário