Páginas

28/03/2018

Mapa de Intensidade de Alagamentos no Município de Belém (2014 - 216)

Mapas NAGEO Cartografia
🌎  💻  🗺
SERVIÇOS CARTOGRÁFICOS DIGITAIS
📌 Assessoria em Geoprocessamento Aplicado
📌 Mapas para compor relatórios em geral (acadêmico ou empresarial)
📌 Aula Particular ou em Grupo de Sistema de Informações Geográficas - SIG
Rede Sociais: Instagram: @mapasnageo   Facebook: MapasNageoCartografia
CONTATO DIRETO VIA WHATSAPP, só clicar no link  
Solicite já o seu orçamento !!
Atendimento para todo o Brasil.
Belém - Pa
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Olá visitante, nessa postagem quero citar uma trabalho que fiz no período de Out/2016 a Abril/2017, na época que eu cursava o curso Técnico em Agrimensura no Instituto Federal do Pará - IFPA, onde fiz um projeto para o Programa Institucional de Bolsa De Iniciação à PesquisaCientífica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Campus Belém – PIBICTI.

O tema do meu estudo foi 
Análise Espacial de Ocorrências de Alagamentos nos Anos de 2014 e 2016 no Município de Belém do Estado do Pará. Consistiu na elaboração de Mapas Temáticos que representassem a concentração de alagamentos nos bairros de Belém utilizando o Estimador de Intensidade por Kernel.

Um dos principais problemas enfrentados na cidade de Belém é a sua deficiência do sistema de drenagem de águas pluviais urbanas. Entre os meses de dezembro a maio é a época do ano que acontece o “inverno amazônico”, como é chamado o período chuvoso, onde as chuvas se intensificam aumentando o número de casos de alagamentos em diversos pontos da cidade que acabam se transformando em um verdadeiro transtorno e prejuízo para a população belenense.

As consequências provenientes de um sistema deficitário acabam refletindo diretamente no cotidiano da população (ruas alagadas, trânsito ainda mais conturbado, transeuntes ilhados. possibilidades de contrair doenças de veiculação hídricas etc).

Com a posse da base cartográfica de pontos de alagamentos disponibilizados pelo CENSIPAM-CRBE (2014-2016) e pela DEFESA CIVIL (2014), os dados foram geoprocessados em um SIG (Sistema de Informações Geográfica) no Software ArcGIS 10.1 e foi elaborado um Mapa Representativo desses pontos, associando com apoio das Bases Cartográficas dos Bairros de Belém, conforme a Figura 1, apontado a distribuição 118 casos de alagamentos na área urbana de Belém entre os anos 2014 a 2016.


Pontos de Alagamentos - NAGEO CARTOGRAFIA
Figura 1: Mapa de Pontos de Alagamentos no Município de Belém
5º SETECI - SEMANA TÉCNICO-CIENTÍFICA IFPA - CAMPUS BELÉM
II ECIDETEC - Encontro Científico e de Desenvolvimento Tecnológico do IFPA|Campus Belém
III SIC - Seminário Interno do PIBICTI.
Autor: Azevedo (2017).
AUTORIZO A REPRODUÇÃO DESTE PRODUTO DESDE QUE SEJA CITADO O AUTOR.

Com essa mesma base cartográfica de pontos de alagamentos, foi confeccionado mais dois Mapas Temáticos: o primeiro foi um Mapa Coroplético de Quantidades de Alagamentos por Bairro de Belém, de acordo com a Figura 2, possibilitou observar a quantificação de alagamentos por bairros afetados entre 2014 e 2016. Logo, permitiu-se fazer um comparativo com os mapas de Kernel tendo como foco a concentração de eventos pontuais de alagamentos, gerando determinadas regiões de intensidade proporcionando a visualização espacial mais localizada.

Quantidades de Alagamentos por Bairro - NAGEO CARTOGRAFIA
Figura 2: Quantidades de Alagamentos por Bairro.
5º SETECI - SEMANA TÉCNICO-CIENTÍFICA IFPA - CAMPUS BELÉM
II ECIDETEC - Encontro Científico e de Desenvolvimento Tecnológico do IFPA|Campus Belém
III SIC - Seminário Interno do PIBICTI.
Autor: Azevedo (2017).
AUTORIZO A REPRODUÇÃO DESTE PRODUTO  DESDE QUE SEJA CITADO O AUTOR.


O Segundo mapas, mais específico, foi o meu "carro chefe" onde foi gerado um mapa de calor apontando a concentração dos casos de alagamentos utilizando a ferramenta conhecida como Estimador de Intensidade por Kernel (Kernel Estimator) no ArcGIS.

Aplicando os parâmetros corretos, testando vários modelos, consultando a literatura e compreendendo a ferramenta, gerou-se o resultado expresso na Figura 3 apresentando, em sua maioria, uma distribuição irregular de ocorrências de alagamento sobre o espaço geográfico na península continental do município de Belém.

Para compreender o mapa de intensidade por Kernel, baseado em dados pontuais de ocorrências de alagamentos, foram categorizadas cinco classes de intensidade que varia de muito baixa (verde escuro); baixa (verde claro); média (amarelo); alta (laranja) e muito alta (vermelho).


Mapa de Intensidade de Alagamentos no Município de Belém - NAGEO Cartografia
Figura 3: Mapa de Intensidade de Alagamentos no Município de Belém.
5º SETECI - SEMANA TÉCNICO-CIENTÍFICA IFPA - CAMPUS BELÉM
II ECIDETEC - Encontro Científico e de Desenvolvimento Tecnológico do IFPA|Campus Belém
III SIC - Seminário Interno do PIBICTI.
Autor: Azevedo (2017).
AUTORIZO A REPRODUÇÃO DESTE PRODUTO DESDE QUE SEJA CITADO O AUTOR.

Os casos de alagamentos podem estar associados a diversos fatores: a falta de consciência e educação ambiental, moradias irregulares, a urbanização desordenada e sem planejamento, construções irregulares etc, como é observável na Figura 4.


Ponto de Alagamentos - NAGEO Cartografia
Figura 4: Descarte Irregular, Entupimento de Sajertas e Construções Ireegulares.
Autor: Azevedo (2017).
AUTORIZO A REPRODUÇÃO DESTE PRODUTO DESDE QUE SEJA CITADO O AUTOR.


Bem pessoal, esse foi o resumo de como foi o meu projeto (foi um mini-TCC). Em uma outra oportunidade pretendo fazer associações desses dados pontuais de alagamentos com outros parâmetros pertinentes (altimetria, socioeconômico, saúde etc).

A ideia é mostrar como é interessante a aplicação de técnicas de geoprocessamento que podem servir de apoio para trabalhos acadêmicos.

E aí gostaram dos mapas ?? Proposta interessante pra quem cursa Engenharia Sanitária e Ambiental, Tecnologia em Saneamento Ambiental, Técnico em Saneamento, Gestão Ambiental ou de mais áreas correlatadas.

Tem interesse de um mapa confeccionado nesse estilo exclusivo para seu trabalho acadêmico, pesquisa, simpósio, congresso, especialização, mestrado, doutorado ? Entre em contato.



 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mapas NAGEO Cartografia
🌎  💻  🗺
SERVIÇOS CARTOGRÁFICOS DIGITAIS
ASSESSORIA EM GEOPROCESSAMENTO APLICADO
MAPAS ACADÊMICOS E EMPRESARIAIS
AULA PARTICULAR OU EM GRUPO DE SIG

 FALE COMIGO DIRETAMENTE VIA WHATSAPP 📲
⬇⬇⬇ CLICK NO LINK ABAIXO ⬇⬇⬇
 👉Contato(91) 98874 - 7345 👈
Falar com Rafael Nagem
Atendimento para todo Brasil.
Belém - (PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário